Supervisão de Estações Telemétricas de Vazão

Projeto:

Com a intenção do monitoramento constante de algumas estações telemétricas distribuídas pelo Brasil, a empresa Brookfield Energia Renovável buscou um meio de obter essas informações atualizadas e com um alto grau de confiabilidade.

Foi então criado um sistema que faz a coleta destes dados e disponibiliza de uma maneira transparente ao operador.

Funcionamento:

Inicialmente foi desenvolvida uma biblioteca responsável por requisitar um arquivo de extensão ZIP, que contém dados das estações telemétricas, estes dados estão contidos em formato de texto que são normatizados pelo órgão responsável para este fim. A coleta deste arquivo ZIP é feita através de um servidor FTP e sua extração é realizada por um software de extração qualquer, no entanto todo este processo é realizado e gerenciado automaticamente pela aplicação. O sistema lê então cada um destes arquivos e grava suas informações em um Banco de Dados SQL, possibilitando assim o armazenamento das informações de cada estação.

O sistema faz varreduras cíclicas para verificar se algum arquivo ZIP foi adicionado ao servidor e o resultado dessa gravação é automaticamente carregado na tela de operação e consultas a dados anteriormente armazenados também podem ser realizadas, além disso, o sistema também atualiza uma página em HTML que disponibiliza estes dados através da Internet, podendo ser acessada de locais fora da intranet da empresa.