Automação SES PIRACICABA

Placeholder

INTRODUÇÃO

Sistema de Automação da SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) Elevatórias de Esgoto, obra realizada pela Equipav Engenharia e operada pela Águas do Mirante em Piracicaba – SP.


O DESAFIO

Desenvolver um sistema de automação que controle e supervisione as 16 Elevatórias de Esgoto do Sistema de Esgotamento Sanitário para recalque de lodo até as 03 Estações de tratamento.


O funcionamento das elevatórias consiste em manter na sua saída uma determinada vazão ajustável via setpoint e conforme nível do poço. Normalmente são utilizadas duas bombas uma como principal e a outra como reforço, mas sempre revesando entre elas.


SOLUÇÃO E FUNDAMENTOS

CP Schneider: Modelo M340


IHM Schneider: Software Vijeo Designer 6.1 SP4, Série HMISTU, Modelo HMIST855 (320 x240)


Inversores de Frequência: FC202 e FC102 (Ambos fornecimento Danffos) em rede Modbus RS485.


SES1

SES2

SES3

RESULTADOS

O principal resultado da Automação das elevatórias é a possibilidade de controle e supervisão das mesmas, permitindo no CCO a visualização de tudo o que acontece, como nível do poço, vazão de saída, corrente e frequência das bombas, invasão dos painéis de comando, medições de energia e consumo, falhas e defeitos e alteração remota dos setpoints de controle, agilizando sobremaneira os trabalhos de controle, manutenção e segurança das elevatórias