Automação ETA Barigui

Placeholder

INTRODUÇÃO

Fornecimento de mão-de-obra de engenharia de automação para a execução de serviços na ETA Barigui (capacidade de tratamento de até 200l/s), na cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.


O DESAFIO

Elaborar os diagramas lógicos e de controle para os CLPs, desenvolver lógicas e telas do sistema de supervisão conforme padrão utilizado pela Sanepar, bem como executar comissionamento/startup em campo.

SOLUÇÃO E FUNDAMENTOS

Desenvolvimento do sistema de controle utilizando o supervisório GE iFix e CLPs das plataformas M340 e Twido (Schneider Electric) instalados nas seguintes áreas: captação, ETA (decantadores, filtros, aplicação de produtos químicos, etc.), soprador e compressores, floculadores e bombas de amostra, lagoa de lodo e RAP existente.

Com o supervisório operando em regime de redundância, garantiu-se a disponibilidade total do sistema, tanto para a operação quanto para a aquisição e registro de dados em banco.



ETA_BARIGUI_1/

RESULTADOS

O sistema implantado na ETA Barigui garantiu maior controle do processo para a operação da Sanepar e agregou um controle mais preciso a todas as etapas do tratamento na estação.