Automação ETA Guarapuava

Placeholder

INTRODUÇÃO

Fornecimento de mão-de-obra de engenharia de Automação da ETA Guarapuava, por Contratação da empresa CEMBRA Engenharia, a qual foi constituída dos seguintes serviços:


    • Desenvolvimento de Softwares Aplicativos: CLP’s, IHM’s e Supervisão e Controle;
    • TAF (Teste de Aceitação em Fábrica) dos softwares;
    • Parametrização e Startup: Rádios Modems, Instrumentos (Vazão, Nível, Pressão, etc.), Acionamentos (Inversores de Frequência, Soft-Startes) e outros componentes do sistema, como Válvulas Auto Reguláveis de Pressão;
    • Comissionamento e Startup do Sistema;
    • Treinamento: Manutenção e Operação;
    • Operação Assistida.

O DESAFIO

Desenvolver os softwares aplicativos, com base nos diagramas lógicos e de controle, fornecidos pela Sanepar/USPE, segundo as normas ISA/SAMA.

O Sistema da ETA (Área 01) é composto por 01 CLP e 02 ETR’s (Estações Terminais Remotas), responsáveis pela automação dos seguintes sistemas: Lavagem dos 6 Filtros, Operação dos 4 Floculadores, Operação e Descarga dos 2 Decantadores (cada um com 2 câmaras), Elevatória de Água Tratada para o Reservatório Elevado (EAT01) e Recirculação do Clarificado da Água de Lavagem dos Filtros e descarga dos decantadores, todos com possibilidade de operar no modo Remoto Automático ou Manual e Local Manual.

SOLUÇÃO E FUNDAMENTOS

As características das estações de operação são:

- MC01 - estação SCADA primária, com Licença Proficy iFIX Professional SCADA Pack Runtime Ilimitado v.5.5, software OPC client da própria GE Fanuc / Intellution, fabricante do iFix, além de software OPC Server Multiprotocolo com chave de hardware USB (applicom).

- MC02 - estação SCADA secundária, função de hot standby, Licença Proficy iFIX Professional SCADA Pack Runtime Ilimitado v.5.5, software OPC client da própria GE Fanuc / Intellution, fabricante do iFix, além de software OPC Server Multiprotocolo com chave de hardware USB (applicom).

- MC03 - estação Client TS – Terminal Service com licença Proficy iFIX ClientTS Base Support (Dev/Runtime) com 5 CALs adicionais v.5.5.


CLPs: M340 e Twido (ambos da marca Schneider),
IHMs: IHM Colorida 5.7 MAGELIS (marca Schneider)


Case_Guarapuava_2

Case_Guarapuava_3

Case_Guarapuava_5

RESULTADOS

Com a operação automática do sistema, o operador ficou possibilitado de realizar as lavagens de cada filtro de forma programada ou através de um comando seu para o início, bem como ficou possibilitado de acionar cada válvula ou motor do sistema sem a necessidade de percorrer as instalações para isso, o que acabou otimizando o seu tempo de modo que pode dedicar-se mais às análises de laboratório melhorando assim a qualidade da água produzida na estação. Além disso, através do supervisório são gerados relatórios das diversas medidas do sistema que anteriormente eram anotadas de forma manual, bem como são gerados diversos alarmes sinalizando anomalias do sistema e exigindo uma ação do operador.