Implementação de 'SOE' em Pequenas Centrais Hidreletricas

Placeholder

Introdução

Implantação de um sistema de registro de eventos de manobra e proteção elétrica em Pequenas Centrais Hidrelétricas.

O Desafio

Necessidade de implementar registros de eventos relativos à atuação de proteções elétricas, bem como registro de eventos de atuação nos dispositivos de manobra e outros dispositivos da usina, dispositivos estes que influenciam na estabilidade da operação, em uma estrutura de equipamentos formada por CLP´s GE Fanuc e Relés de Proteção Alston (Micom), inicialmente concebida sem esta funcionalidade.

Solução e Fundamentos

Instalação de registradores de eventos (mudanças de estado) para captura das informações de atuação de dispositivos. Implementação, nos CLP´s da PCH, de rotinas de aquisição de eventos dos relés de proteção, através da comunicação serial.

Utilização de sincronismo de tempo, baseado em GPS em cada uma das PCH´s, sincronizando os relés de proteção e registradores de eventos. Desenvolvimento de uma aplicação no supervisório Elipse E3 para a aquisição dos eventos armazenados nos registradores e nos relés de proteção (via CLP), utilizando comunicação em rede Ethernet (Protocolos Modbus/TCP e GE SRTP). Os eventos lidos são classificados pelo supervisório, armazenados em banco de dados SQL Server e disponibilizados para a consulta no centro de operação das PCH´s.

Resultados

Registro de todos os eventos que venham a afetar a operação das PCH´s, contribuindo para um diagnóstico preciso dos problemas ocorridos, a atuação direta na solução e a retomada da operação da usina em tempo reduzido.