Sistema de Supervisão e Controle de Energia Predial

Introdução

Sistema de supervisório desenvolvido para supervisão e controle de cubículo de entrada de energia do prédio do Tribunal de Justiça de Florianópolis.

O Desafio

Necessidade de supervisão da qualidade de energia fornecida e do estado dos disjuntores de manobra, bem como comandar os mesmos remotamente através da Sala de Manutenção.

Solução e Fundamentos

A automação foi realizada com um CLP Twido da Telemecanique e com o Supervisório Elipse Scada, comunicando através do protocolo Modbus RS485. Fazem parte ainda do sistema dois mutimedidores interligados também à rede Modbus, que têm seus valores visualizados em telas do supervisório, no qual também são gerados gráficos instantâneos e históricos de todas as medidas fornecidas por estes medidores. Ainda existem no supervisório relatórios de eventos e alarmes do sistema e é possível realizar comandos remotos de abertura e fechamento de cada um dos disjuntores de manobras.

Resultados

Como principais resultados da automação deste sistema, podemos salientar primeiramente a possibilidade de comandar remotamente os disjuntores de manobra, e em segundo os relatórios e gráficos históricos gerados pelo supervisório, que permitem através da análise posterior dos mesmos identificar não só as causas de algum problema que tenha ocasionado a queda no fornecimento de energia do prédio, como a qualidade desta energia que está sendo fornecida.