Automação de Sistema de Iluminação em Edifício de Agência Bancária

Introdução

Controle total do sistema de iluminação dos edifícios das agências centrais da Caixa Econômica Federal, das cidades de Maringá e Londrina - Pr.

O Desafio

Realizar o controle do sistema de iluminação por setores ou grupo de setores do edifício, fazendo com que o operador do sistema possa ligar e desligar os circuitos de iluminação de forma manual ou o sistema trabalhar de forma automática, de acordo com programação no sistema supervisório de início e fim de expediente de serviços, para cada setor do prédio.

Possibilidade de o sistema disponibilizar uma interface amigável ao operador, de forma que o mesmo possa modificar os setores componentes de um grupo de setores de iluminação, de acordo com modificações do lay out de salas, mobiliário e de divisórias do edifício.

Solução e Fundamentos

Utilização de software supervisório Elipse Scada (instalado na sala de operação), comunicando-se em rede RS485 com CLP´s Twido da Schneider Electric, instalados em painel elétrico em cada andar do edifício. Os CLP´s recebem informações dos sensores de presença de todas as áreas do edifício e, através da lógica implementada, realizam os acionamentos e desligamentos dos respectivos circuitos de iluminação, baseados em horários e pré-condições estabelecidas no supervisório, pelo operador do sistema.

Resultados

Aumento na eficiência do sistema de iluminação, flexibilidade em administrar os circuitos de iluminação quando de uma mudança de lay out das salas e mobiliário do edifício, economia de energia, tempo de manutenção diminuído.