Automação SHOPPING PALLADIUM

Placeholder

INTRODUÇÃO

Seguindo a crescente necessidade de controle e supervisão das edificações comerciais, a RoqueCorreia, Automação foi contratada pelo Shopping Palladium, maior centro de compras da região sul do país, para automatizar os sistemas de iluminação, exaustão e condicionamento de ar de suas instalações.

O DESAFIO

Conceber um sistema de controle e supervisão da iluminação, exaustão e ar condicionado da edificação contendo as seguintes funcionalidades:

• Iluminação: configuração dos horários para acionamento/desligamento de cada um dos circuitos individualmente, cadastro de feriados para habilitação de horários de funcionamento diferenciados e execução de comandos (seleção do modo de operação dos circuitos, acionamentos manuais, etc.);

• Exaustão: verificação dos estados de exaustores e fan-coils, bem como a execução de comandos (seleção do modo de operação dos circuitos, acionamentos manuais, etc.);

• Condicionamento de ar: ajustes da programação horária para acionamento do sistema, execução de ajustes no controle de demanda, verificação de estados e medidas e atuação em comandos e setpoints relativos a este sistema.

SOLUÇÃO E FUNDAMENTOS

Dada a grande quantidade de circuitos/acionamentos existentes, bem como a necessidade de fornecer um controle descentralizado, foram instalados 20 CLPs da linha Twido (Schneider Electric) para os sistemas de iluminação e exaustão, subdivididos em 7 redes de comunicação (Modbus-RTU). Uma segunda rede com 8 CLPs (também via Modbus-RTU) foi implantada para integração com o sistema de ar condicionado.


Devido ao histórico de sucesso em outras aplicações semelhantes, utilizou-se o Elipse E3 para o desenvolvimento do sistema de supervisão. Com isto, em função das características da ferramenta, pode-se manter o padrão de desenvolvimento da RoqueCorreia, Automação, utilizando o conceito de objetos reutilizáveis, que otimizam o processamento da aplicação, bem como reduzem o tempo de desenvolvimento e manutenção do sistema.


Tela

CONCLUSÃO

A implantação de sistemas de supervisão e controle em edificações comerciais, a exemplo das atividades desenvolvidas pela RoqueCorreia, Automação no Shopping Palladium, agrega facilidade na operação de sistemas essenciais (iluminação, ar condicionado, etc.) e eficácia a estes processos, o que se traduz em diminuição de custos operacionais para o cliente com retorno do investimento a curto prazo.