SHOPPING MUELLER

Placeholder

INTRODUÇÃO


A crescente demanda por processos mais eficientes e econômicos é uma realidade em praticamente todos os segmentos, inclusive o comercial. Dentre as principais preocupações de grandes clientes como aeroportos, shopping centers, etc. está a economia/qualidade da energia elétrica. Com base nisso, a administração do Shopping Mueller, um dos maiores e mais tradicionais shoppings da cidade de Curitiba efetuou a contratação da RoqueCorreia, Automação para o fornecimento de uma solução automatizada para acionamento dos circuitos de iluminação da edificação.


O DESAFIO

Efetuar a substituição dos mais de 300 acionamentos manuais realizados por meio de mesas de controle por um sistema automatizado, que contemplasse as seguintes características:


• Possibilidade de configuração de até 5 tipos de circuitos diferentes, que trabalhariam com horários pré-configurados para os 4 horários de funcionamento do shopping:

o Dias de semana;

o Sábados;

o Domingos;

o Feriados.

• Possibilidade de cadastrar até 30 feriados em um ano;

• Ajuste automático de data e hora dos controladores;

• Monitoramento de pontos de temperatura no interior do Shopping com possibilidade de integração futura ao sistema de ar condicionado existente.


SOLUÇÃO E FUNDAMENTOS

Uma vez que o cliente necessitava de uma solução completa, compreendendo desde a remoção do sistema de controle existente até o fornecimento de materiais e equipamentos, foi escopo da Roque Correia, Automação o fornecimento dos seguintes itens:


• Montagem de cinco painéis de comando completos, com CLPs, relés de acoplamento, entre outros itens necessários ao perfeito funcionamento do mesmo;

• Equipamentos de informática para o sistema de supervisão e controle;

• Mão de obra para programação dos CLPs e desenvolvimento do sistema de supervisão;

• Instalações de campo (interligação dos painéis de controle aos circuitos de potência existentes);

• Comissionamento, startup e treinamento dos operadores.


Figura

Os painéis elétricos foram fornecidos com CLPs da linha Twido (Schneider Electric) com as expansões de hardware necessárias. Os controladores por sua vez comunicam em Modbus-RTU com o sistema de supervisão Elipse E3, utilizado na aplicação.


Visando a facilidade na manutenção e na inclusão ou remoção de novos circuitos, utilizou-se como pilar para o desenvolvimento do sistema SCADA a reutilização de objetos. Além destes benefícios, tem-se um ganho no tempo de processamento, além de uma aplicação mais simples e organizada, que possibilita inclusive que o próprio cliente faça as alterações no sistema (inclusão/remoção/edição de circuitos) conforme sua necessidade.


Figura

CONCLUSÃO


Ao término das atividades, a RoqueCorreia pode entregar ao cliente um sistema para controle da iluminação do prédio inteligente e eficaz, com acionamento e desligamento dos circuitos sendo realizados em horários exatos evitando o desconforto dos frequentadores do shopping em função de problemas de iluminação, bem como obtendo um melhor controle e economia em relação aos gastos com energia elétrica.