Máquina de Óleo para Motores

Solução e Fundamentos

Foi desenvolvida uma máquina totalmente automática que é responsável pelo nivelamento, substituição e troca de óleo, de acordo com o tipo de motor indexado na mesma.

Quando o motor se indexa na estação, verifica-se o tipo de motor que está no pallet através de um leitor de datatag instalado na máquina, o qual habilita ou não o funcionamento da mesma.

Nos motores em que é habilitada a troca de óleo (motores da Chrysler), é retirado e inserido um novo tipo de óleo no motor, sendo que a quantidade de inserção deve ser exatamente a mesma quantidade retirada.

A retirada se dá por sucção do óleo do interior do motor através do orifício da vareta de óleo. Nesta situação há a necessidade de um posicionamento exato do pallet que, quando totalmente fixado, faz com que a bomba de sucção retire o óleo do motor e o deposite em um recipiente que contém uma balança de precisão, a qual pesa o óleo e libera a válvula de dosagem que controla um segundo recipiente que contém o novo óleo a ser inserido no motor.

Nos motores BMW e Cherry, a máquina somente executa o nivelamento do óleo.

Resultados

Alto grau de satisfação do cliente, pois a performance da máquina é de cerca de 2000 motores por dia, sem rejeito e em um tempo de ciclo de 23 segundos.

A máquina proposta executa totalmente o solicitado pelo cliente.