Automação de Terminal Marítimo de Fertilizantes

Placeholder

Introdução

Otimização do sistema de automação de terminal de descarga de fertilizantes.

O Desafio

Implementação um sistema de automação para o controle operacional dos equipamentos utilizados nas etapas de descarga e armazenamento de produtos para um terminal de fertilizantes.

Solução e Fundamentos

Elaboração e implementação de uma lógica de intertravamento de segurança e controle operacional dos equipamentos envolvidos na descarga de produtos dos navios do terminal marítimo de fertilizantes. Integração de dois CLP´s Atos em rede com um supervisório Elipse Scada. Integração de dois CLP´s WEG TP02, instalados em equipamentos móveis do píer de descarga (moegas), via rádio-modem com o supervisório Elipse Scada. Integração de um sistema de pesagem Toledo com o supervisório, para o registro do volume de material descarregado e emissão de relatórios.

Desenvolvimento de interface gráfica para que a operação tenha a total condição de manobra e monitoramento dos equipamentos envolvidos nas etapas de descarga e armazenamento dos fertilizantes. Implementação do registro histórico de falhas e de manobras, para análise do setor de manutenção da empresa.

Resultados

Automação de Terminal Marítimo de Fertilizantes

Melhoria no controle das operações do processo de descarga e armazenamento dos fertilizantes.

Segurança no processo, evitando as falhas e perdas de material durante a operação da descarga e armazenamento.