Automação de Fábrica de Beneficiamento de Feldspato

Introdução

Implantação de um sistema de automação para uma fábrica de beneficiamento de feldspato.

O Desafio

Efetuar o controle de todas as etapas de processo de uma fábrica de beneficiamento de feldspato, oferecendo segurança e confiabilidade de operação, a fim de maximizar a eficiência do processo e a qualidade do produto final.

Solução e Fundamentos

Aplicação de um CLP Modicon TSX Premium interligado em rede ethernet com supervisório Elipse E3. O CLP efetua o controle de todas as bombas e motores empregados nas etapas de beneficiamento, aliado à instrumentação que monitora níveis, vazões e densidades do material, nas diversas etapas do processo. O CLP implementa 20 malhas PIDs para controle de bombeamento e níveis de material. O supervisório implementa as telas de monitoramento do processo, distribuídas em três monitores. Além de uma interface gráfica que representa integralmente o processo, o supervisório fornece o monitoramento em gráficos (tempo real e histórico) de todos os parâmetros medidos e calculados do processo.

Resultados

Total controle do processo com a implementação de uma interface gráfica para a operação.

Segurança e confiabilidade de operação, com a implantação de intertravamentos entre os equipamentos, nas diversas etapas do processo.