Desenvolvimento de Sistema de Supervisão e Controle para Fábrica de Beneficiamento de Soja

Introdução

Projeto, desenvolvimento, comissionamento e start-up de sistema de automação e controle de uma fábrica de beneficiamento de soja, na sua parte de preparação (descascagem, moagem, separação).

O Desafio

Desenvolver um sistema de supervisão e controle capaz de controlar e intertravar cerca de 80 motores de equipamentos, responsáveis pela fase inicial do processo de beneficiamento de soja (esteiras transportadoras, balança de pesagem, descascadoras, moageiras, ventiladores de insuflamento, elevadores, facas, etc). O operador do sistema deverá ser capaz de operar de forma manual ou automática toda a fábrica, através de comandos e verificações pelo sistema supervisório.

Para iniciar o processo, os motores devem ser ligados em cascata do final para o início do processo. Para finalizar o processo, os motores devem ser desligados em cascata do início para o final do processo.

Quando da ocorrência de um alarme por defeito em algum motor ou equipamento, o sistema deverá desligar os motores anteriores ao motor defeituoso.

O sistema deverá fornecer dados de produção, relatórios de alarmes e defeitos na linha, além de avisos ao operador da necessidade de se realizar manutenções preventivas nos equipamentos, por tempo de equipamento em funcionamento.

Solução e Fundamentos

Utilização de CLP Siemens, família S7-300 e software supervisório Elipse Scada (Versão Runtime Pro) em comunicação com o CLP via driver Provade, comunicação MPI.

Resultados

Controle total do processo, nas formas manual e automática, evitando-se qualquer tipo de "embuchamento" pelos intertravamentos inseridos no sistema. Maior tempo de processo em funcionamento, maior facilidade e redução de tempo de manutenção, maior controle da produção, facilidade em verificar necessidades de manutenções preventivas nos equipamentos.